Várias são as pessoas que desejam ter um sorriso bonito e natural, sendo muito comum que procurem a ajuda de um dentista após a perda de um ou mais dentes. A odontologia moderna possui diversas inovações, dentre as quais podemos citar os implantes dentários, um verdadeiro sucesso quando o assunto é reabilitação bucal.
Na terceira idade, muitos homens e mulheres necessitam recuperar a autoestima e a confiança com um novo sorriso, sendo o implante uma das opções mais indicadas pelos ortodontistas. O procedimento é realizado em uma cirurgia sob anestesia, deixando o paciente completamente confortável e seguro durante a colocação das raízes artificiais.
Quer saber um pouco mais sobre implantes? Então confira as próximas informações sobre esta inovação odontológica:
O implante dentário é um procedimento de inserção de suportes artificiais de metal para, posteriormente, fazer a instalação de uma prótese. A colocação da estrutura é feita de forma cirúrgica, sob anestesia, após uma avaliação completa da saúde das gengivas.
As raízes artificiais irão possibilitar a implantação de dentes de resina ou porcelana, em substituição às próteses comuns como a dentadura, promovendo maior conforto e segurança na hora de sorrir, falar e mastigar, além do excelente resultado estético.
Mais conhecido como enxerto ósseo, é a opção mais recomendada pelos dentistas, pois os pinos de titânio são implantados diretamente no osso maxilar. A integração ao osso ocorre dentro de quatro ou seis meses, para em seguida receber a prótese.
Esta opção é recomendada para pacientes que tiveram reabsorções ósseas no maxilar. O procedimento é feito com anestesia geral e é indicado sempre que houver perda óssea severa.
Este procedimento é indicado quando o paciente não possui estrutura óssea suficiente paca colocação de um implante convencional e não deseja fazer enxertos.
Após a colocação do implante o paciente estará apto à instalação da prótese que irá promover a reabilitação bucal em todas as suas funções. A partir de então será possível sorrir, falar e mastigar com confiança e conforto, sem se preocupar com críticas ou inconvenientes. A melhora na estética irá elevar a autoestima, evitando problemas como isolamento social e depressão.
Veja a diferença do antes e depois de um procedimento de implante dentário
Após a realização do implante, o paciente deverá seguir todas as recomendações do dentista que irá propor alguns cuidados, de modo a evitar complicações e problemas. Muitas vezes será necessário fazer repouso e tomar algum medicamento para prevenir infecções e inflamações. Fique atento!
Ao perder um ou mais dentes é comum procurar o auxílio de um profissional especialista para recuperar o sorriso. Um implantodontista é o profissional mais indicado para ter de volta as funções bucais que possam ter se perdido devido ausência de parte da dentição, através da realização de um implante dentário. As diversas técnicas de implantes dentários são capazes de também renovar o sorriso esteticamente.
Um enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que visa recuperar as bases mandibulares para a realização de um futuro implante. O cirurgião realiza a operação sob anestesia, para evitar dores e desconfortos ao paciente, que precisará seguir várias recomendações após o procedimento.
O enxerto autógeno é aquele em que o tecido ósseo é retirado do próprio paciente, em áreas dentro da boca que não foram danificadas. Este tipo de enxerto é o mais indicado na maioria dos casos, devido a diversas vantagens proporcionadas pela osteogênese (processo celular capaz de induzir a neoformação óssea).
O sucesso do procedimento só pode ser constatado após um período de 4 a 6 meses. Em seguida, é possível dar continuidade ao tratamento, realizando um implante.
Doenças bucais não se restringem apenas aos dentes. A periodontite, por exemplo, além de provocar a perda do dente, atinge também a estrutura óssea que o segura, atrofiando-a e deixando ela menor, que dá a aparência de falta de firmeza na mandíbula. Com a perda óssea é impossível a colocação de implantes, pois não há área suficiente para sustentá-los. Por isso, antes desse procedimento é preciso realizar enxerto ósseo, que é a colocação de ossos do próprio paciente ou material sintético para recompor a estrutura. Com isso, as próteses podem ser fixadas seguramente e oferecer maior conforto ao paciente.
Existem pessoas que nascem com mandíbulas curtas ou estreitas em excesso. Também nesses casos é recomendável o enxerto ósseo, que pode aumentar ou deixar o maxilar mais largo, melhorando o rosto esteticamente e as funções mastigatórias.
O processo de colocação do enxerto ósseo é demorado. Primeiro é feita uma cirurgia para colocação do enxerto e espera-se de 4 a 6 meses para avaliar se o corpo se adaptou bem ao procedimento. Depois, o paciente deve ir a consultas regulares para se certificar que as condições são favoráveis para a colocação dos implantes.
Muitas pessoas perdem os dentes após um problema periodontal não tratado e sonham em recuperar a autoestima com um sorriso atraente. Com os avanços da odontologia moderna é possível optar por vários procedimentos que trazem de volta o conforto e a confiança.
Se o paciente tiver perdido não só os dentes, mas também os ossos alveolares responsáveis pela sustentação, é necessário enxertar ossos com um cirurgião-dentista. Mas afinal o que é um enxerto ósseo?
O procedimento é indicado para pessoas que possuam perda óssea e pretendem fazer um implante dentário. É necessário que o dentista verifique todas as possibilidades antes de optar pelo enxerto, analisando quais são os desejos e necessidades do paciente.
A perda óssea traz diversos problemas funcionais como a dificuldade em realizar implantes. Há ainda questões psicológicas relacionadas diretamente com o sorriso saudável, a falta de autoestima, insegurança e até mesmo isolamento social.
Após a realização do enxerto, o paciente poderá investir no implante fixo para recuperar um sorriso natural e atraente. Isto devolverá a confiança, a autoestima, a segurança, além de facilitar a mastigação e melhorar a fonética.
São vários os motivos que podem desencadear uma perda óssea na estrutura bucal. As doenças periodontais, por exemplo, além de causarem a perda de um ou mais dentes por desestruturar os tecidos que os sustentam, também podem atingir os ossos. O desgaste ósseo é caracterizado por uma atrofia e redução da firmeza mandibular, impossibilitando a realização de alguns procedimentos odontológicos como os implantes dentários.
Os implantes dentários dependem de uma densidade óssea específica para que possam ser realizados, por isso a falta de uma estrutura óssea adequada pode impossibilitar a realização de qualquer tipo de implante dentário, já que esse procedimento depende da instalação de pinos de titânio nas bases ósseas da estrutura bucal.
Para contornar esse problema e possibilitar a realização dos implantes dentários, os especialistas optam pelos enxertos ósseos para recuperar a estrutura aumentando o volume ósseo e possibilitar a fixação dos pinos de titânio na arcada dentária. Existem também casos em que o paciente já nasceu com uma mandíbula curta ou estreita e um enxerto ósseo pode aumentar ou deixar o maxilar mais largo, melhorando a estética facial e o sistema mastigatório.
Os enxertos autógenos são feitos a partir do tecido ósseo do próprio paciente. Ou seja, aproveita-se uma estrutura óssea para aumentar o volume do osso em outra parte do corpo, através de um processo cirúrgico. Para realizar pequenas reconstruções ósseas, por exemplo, a quantidade óssea necessária pode ser retirada da própria mandíbula do paciente e reposicionada no local necessário para possibilitar a implantação de um pino de titânio – essencial para a instalação do implante dentário. O período de integração desse tipo de enxerto ósseo varia de seis a nove meses e ele é o mais indicado, pois possibilita o processo de osteogênese, que consiste em um processo celular capaz de induzir a neoformação óssea.
Os enxertos ósseos também podem ser sintéticos, feitos com cerâmica, polímero, hidroxiapatita sintética, dentre outros materiais que possuem alto nível de compatibilidade com os tecidos biológicos, eliminando a possibilidade e rejeições. Nesses casos, o material é misturado à base óssea do paciente, que irá absorvê-lo, aumentando seu volume e possibilitando a realização dos implantes dentários.
Somente dentistas especializados nessa técnica podem realizar a inserção de enxertos ósseos para possibilitar a realização dos implantes dentários.
O preço do procedimento de enxerto ósseo será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista.
O Overdenture é um implante de uma prótese simples que é suportada por dois ou quatro pinos de titânio. Ele oferece segurança maior e uma fixação superior à da dentadura, deixando o paciente extremamente confortável. Para fazer um implante com segurança e qualidade, aconselha-se procurar um dentista especializado.
Overdenture é a prótese total removível fixada em dois ou quatro pinos de titânio implantados na mandíbula (inferior) ou maxila (superior) – dependendo da quantidade de dentes. A grosso modo é como uma dentadura, mas fixada por pinos. Ela oferece maior segurança que as dentaduras convencionais, pois sua fixação é mais firme e proporciona melhor mastigação e mordedura.
O ortodontista fará uma avaliação da arcada dentária para identificar os locais onde há estrutura óssea para a fixação de pinos de metal, que serão a base de sustentação da prótese overdenture. Os implantes podem variar de dois a quatro. Este tipo de prótese é indicado para pessoas que tenham pouca estrutura óssea, normalmente os de mais idade que têm dificuldade de higienização das próteses fixas ou para aqueles que tenham sofrido grande perda da base óssea.
A prótese Overdenture é confeccionada em acrílico, os dentes são em porcelana ou outro material que se assemelha muito aos dentes naturais, dependendo das condições do paciente, pois alguns materiais são mais caros que outros, e é colocada sobre os pinos. Os pinos fazem a função de sustentar e prender a prótese, por isso têm essa grande vantagem em relação às dentaduras.
Conquistar um sorriso atraente pode ser a melhor maneira de elevar a autoestima de pessoas que perderam os dentes em função de problemas periodontais. De acordo com os dentistas especializados em próteses, o implante Overdenture é uma das opções mais práticas para a reabilitação bucal de pacientes que desejam se livrar da dentadura comum.
Dentre as principais vantagens deste tipo de implante pode-se citar a melhora na articulação das palavras e na mastigação, além da estética simétrica e segurança proporcionada ao paciente. Quer saber mais sobre o Overdenture?
O primeiro passo é a instalação dos pinos de titânio que irão substituir a raiz do dente. Este processo é feito sob anestesia local para evitar qualquer dor ou desconforto. Em seguida, o cirurgião dentista irá fixar a prótese que irá proporcionar todos os benefícios já citados. Para que tudo ocorra tranquilamente no pós-operatório, é necessário seguir todas as recomendações do dentista, evitando assim eventuais problemas.
Se você optar por não fazer o Overdenture será necessário utilizar uma dentadura convencional ou escolher um implante fixo mais elaborado para evitar deficiências na mastigação e digestão, problemas com higiene bucal, perda óssea severa e interferência na fala.
Além disso, a autoestima poderá ficar comprometida, desencadeando uma série de perturbações psicológicas como insegurança e isolamento social, devido à importância da estética do sorriso. O Overdenture é um implante que deixa os pacientes extremamente satisfeitos e confiantes.
Uma forma prática e eficiente de recuperar as funções bucais em pacientes que apresentam uma grande defasagem de dentes na arcada dentária é a prótese Overdenture. Essa prótese é fixada no maxilar (parte superior da boca) mais conhecida como Overdenture superior ou mandíbula
(parte inferior), conhecido como overdenture inferior, através dos pinos de titânio, podendo ser removida para higienização.
Dessa forma, a prótese Overdenture oferece maior segurança que as dentaduras, pois está fixada na boca e, por isso, não desliza quando a pessoa conversa ou mastiga, por exemplo, evitando os machucados decorrentes dessa movimentação indevida, além do constrangimento.
A vantagem é que, além disso, a prótese Overdenture pode ainda ser removida pelo usuário, facilitando sua higienização. A peça pode ser lavada e escovada minuciosamente após as refeições, evitando o acúmulo de bactérias na região gengival, reduzindo o risco de surgimento das doenças periodontais.
A prótese possibilita a recuperação da simetria facial, já que a falta de um ou mais dentes pode alterar o formato do rosto devido a movimentação óssea que ocorre para suprir o espaço vazio deixado na arcada dentária decorrente da ausência de uma dentição completa.
A Overdenture permite que o paciente converse, mastigue adequadamente os alimentos e volte a sorrir, sem precisar se preocupar com a possibilidade de que a prótese se solte, como poderia acontecer com uma dentadura, já que a Overdenture fica realmente fixada e apoiada em componentes sobre os implantes dentários.
Essa prótese pode ser facilmente removida pelo próprio usuário, para que seja higienizada após as refeições, por exemplo. A prótese pode ser escovada com pasta de dentes normalmente e a gengiva também precisa ser higienizada antes da recolocação da prótese, garantindo a preservação da saúde bucal.
Um implante é um cilindro de titânio posicionado cirurgicamente, que funciona como uma raiz dentária artificial. Este cilindro possui rosca interna e externa, propiciando a base ideal para a implementação da prótese, que substituirá as dentaduras desconfortáveis e muitas vezes inviáveis para muitas pessoas.
A melhor forma de suprir a falta do(s) dente(s) é o implante dentário, o qual temos a opção de implantes unitários ou implantes múltiplus. Um procedimento que fica muito próximo ao dente natural, pois é colocado um pino de titânio na estrutura óssea com uma prótese muito semelhante ao dente, tanto em cor e formato quanto ao tamanho do dente perdido.
Quando há perda de um dente, o implante é unitário e ocupará o espaço do dente ausente.
A perda de mais dentes prejudica a mastigação e os alimentos mal triturados podem sobrecarregar o estômago, trazendo problemas ao órgão.
Quando vários dentes são perdidos é preciso fazer o implante múltiplo e o mais rapidamente possível para que não haja a atrofia óssea onde ocorra a falta de dente. No implante múltiplo, avalia-se a quantidade de próteses que será colocada e são instalados pinos de titânio na base óssea, que funcionarão como “raiz”. As próteses de porcelana são grudadas umas às outras. Este modelo não permite a utilização de fio dental entre as próteses, pois não há espaço entre elas para a passagem do fio e nos de fixação são colocados em pinos. Aparentemente, a prótese de porcelana assemelha-se muito ao dente natural e sua tonalidade segue o padrão do restante dos dentes originais.
Ter um sorriso atraente e encantador é o desejo de muitas pessoas que se preocupam com a estética dos dentes. De acordo com psicólogos, ter o sorriso dos sonhos é essencial para a construção da autoestima de vários homens e mulheres, que muitas vezes são impedidos de sorrir devido aos problemas dentários.
Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, é necessário realizar um implante de titânio. O implante unitário é indicado sempre que houver perda de um único dente, enquanto que o implante múltiplo é feito para substituir um grupo de dentes.
O implante é feito através de uma cirurgia executada sob anestesia local. É necessário procurar um dentista especializado na realização de implantes. Ele irá avaliar se realmente há a necessidade da cirurgia. Quem deseja se submeter ao processo deve ter gengivas saudáveis e ossos adequados para a sustentação do implante.
O implante dentário possui algumas limitações como anatomia, condições orgânicas e idade do paciente. O implante só pode ser feito em pessoas que apresentam o desenvolvimento esqueletal completo. Geralmente, homens a partir de 18 anos e mulheres a partir dos 17 anos.
Um sorriso belo e atraente aumenta a autoestima e eleva a autoconfiança. Após a realização do implante, o paciente terá o máximo conforto ao sorrir, falar e mastigar, tornando-se totalmente seguro e satisfeito com sua estética dentária.
Ao perder um ou mais dentes, é comum procurar o auxílio de um profissional especialista para recuperar o sorriso. Um implantodontista é o profissional mais indicado para recuperar as funções bucais que possam ter se perdido devido à ausência de parte da dentição, através da realização de um implante dentário. As diversas técnicas de implantes dentários são capazes de também renovar o sorriso esteticamente.
O implante dentário se consolidou como um grande sucesso quando o assunto é a reabilitação oral. O procedimento pode ser realizado em qualquer idade, inclusive para substituir a utilização de próteses dentárias móveis, mais comuns na terceira idade.
Esta é a opção de implante dentário mais recomendada por especialistas, já que os pinos de titânio são diretamente inseridos no osso maxilar. A integração do pino de titânio ao osso maxilar ocorre em quatro ou seis meses, e a prótese dentária, que pode ser unitária ou múltipla, só é colocada sobre o implante após esse período.
O implante zigomático é recomendado para pessoas que sofreram reabsorções ósseas no maxilar. Esse procedimento é cirúrgico e precisa ser realizado com o auxílio da anestesia geral, indicado apenas quando existiu uma perda óssea severa.
Esse procedimento é realizado quando o paciente não possui estrutura óssea suficiente para a colocação de um implante dentário convencional e também não deseja realizar enxertos ósseos.
Após colocar um implante dentário e a prótese sobre implante, o paciente terá todas as suas funções bucais, como mastigação e dicção revitalizadas, além de que a estrutura dental também é esteticamente recuperada. A melhora na estética eleva a autoestima, evita problemas como o isolamento social e contribui até mesmo com a melhora da vida profissional, já que um sorriso bonito é sinônimo de confiança e saúde.
Os cuidados após a cirurgia para a realização de um implante dentário serão definidos pelo implantodontista responsável pela realização do procedimento e as recomendações precisam ser seguidas para que não exista nenhum problema na recuperação.
Com os avanços da odontologia moderna, a utilização de dentaduras desconfortáveis tornou-se coisa do passado. De acordo com os dentistas, não é mais necessário passar por todos os inconvenientes e transtornos causados por esta peça, pois já é possível substituí-la por um implante.
Esta substituição, também conhecida como protocolo dental, pode ser a solução definitiva para quem busca conforto e segurança na hora de falar, mastigar e sorrir. Além disso, o paciente terá sua autoestima elevada ao ver-se no espelho com um sorriso esteticamente belo e atraente
Um protocolo dental nada mais é que a substituição da dentadura por um implante que receberá posteriormente uma prótese fixa de dentes de porcelana ou resina. Por ser complexo, o procedimento deve ser feito por um dentista especializado em implantes, que irá garantir a segurança no ato cirúrgico e o conforto no pós-operatório.
Quando ocorre do paciente perder todos os dentes, seja por doença ou comprometimento de sua arcada, e ainda preservar a estrutura óssea, o protocolo implante é uma ótima opção. Este tipo de prótese é produzido com uma estrutura metálica ultrarresistente que será fixada em pinos de titânio que devem ser implantados na arcada. O dentista irá avaliar a saúde bucal do paciente para identificar os locais mais indicados para receber os pinos que darão a sustentação à prótese de protocolo.
A prótese de protocolo é formada por uma estrutura metálica que possui encaixes que receberão os pinos de titânio para garantir maior fixação. Sobre a estrutura metálica é colocada uma gengiva artificial com dentes de porcelana (nacionais ou importados) para que o resultado seja o mais natural possível. É essa gengiva que ficará aparente quando a pessoa irá sorrir, por exemplo. A placa de metal ficará escondida sob a falsa gengiva. Esse tipo de prótese pode ser implantado tanto na mandíbula (parte inferior) como na maxila (parte superior). O resultado é bastante natural e oferece grande segurança ao paciente.
Primeiramente, é feito o implante de raízes artificias de titânio e, em seguida, a colocação da prótese fixa. Todo o procedimento consiste em uma cirurgia delicada, feita sob anestesia que pode durar entre sessenta e noventa minutos. Após o processo cirúrgico, é necessário manter consultas periódicas ao dentista e prezar pela higiene completa dos novos dentes.
O protocolo é indicado para pessoas que utilizam dentaduras e não estão satisfeitas com a peça. Pacientes que possuam dentes comprometidos e que apresentam mobilidade também podem optar pelo protocolo dental.
Após fazer o protocolo, o paciente poderá sentir-se completamente satisfeito com um um sorriso belo e simétrico. Os dentes de porcelana possuem uma textura extremamente natural, sendo quase imperceptível a colocação da prótese. Além de um sorriso atraente o paciente experimentará segurança na hora de falar e mastigar.
A prótese tipo protocolo reconstrói o sorriso preservando os ossos bucais e é produzida a partir de uma estrutura metálica extremamente resistente que será fixada em pinos de titânio implantados na arcada dentária, sendo uma opção segura de reconstituição das funções mastigatórias em pacientes que já perderam todos os dentes. Os pinos de titânio são totalmente compatíveis com os tecidos biológicos, portanto, não existe risco de rejeição pelo organismo.
Essa placa de metal, que é a base de apoio dos novos dentes, fica escondida por uma gengiva artificial fabricada em resina. Tanto os dentes quanto essa gengiva são produzidos a partir de materiais de alta qualidade que podem ser nacionais ou importados, dependendo da indicação do especialista e da escolha do paciente. Os dentes normalmente são fabricados em porcelana, pois além de resistentes, esse material proporciona um aspecto natural para os dentes artificiais.
A prótese tipo protocolo é uma ótima alternativa para quem não quer utilizar dentaduras (próteses móveis), pois acabam apresentando mobilidade enquanto o paciente se alimenta ou conversa por exemplo. Essa mobilidade das dentaduras pode ser muito prejudicial para a saúde, já que esse movimento é capaz de causar ferimentos na boca, que infeccionam devido à ação das bactérias e resultam em doenças mais graves, como a periodontite.
Essa técnica permite que todas as funções bucais sejam revitalizadas sem nenhum prejuízo ósseo ou para a saúde. A reconstituição dentária contribui muito para elevar a autoestima, já que a falta de dentes prejudica as relações interpessoais, pois o paciente pode apresentar dificuldade para falar e, consequentemente, se comunicar, além de não sentir segurança para sorrir ou se alimentar em público. Tudo isso contribui para um processo de isolamento social, que atrapalha a vida pessoal e profissional, alterando muito seu cotidiano.
Ao voltar a sorrir, mastigar e falar sem constrangimento, toda a rotina é recuperada de forma saudável e benéfica para todo o organismo, já que a presença de uma arcada dentária completa é essencial para manter os ossos faciais adequadamente posicionados, evitando que exista uma alteração no formato do rosto devido à ausência de dentes.
Após a realização de exames específicos e de uma avaliação positiva do especialista sobre a saúde bucal, o processo de instalação dos implantes de titânio nas bases ósseas, que pode ser tanto a maxila (parte superior) quanto a mandíbula (parte inferior), pode ser iniciado. A barra metálica que irá apoiar a plataforma dos implantes ficará escondida na gengiva feita em resina, aumentando a naturalidade do sorriso
Receba atualizações de notícias e ofertas exclusivas.
Odontologia CLF 2022 | ©Todos os direitos reservados | Politica de Privacidade | Desenvolvido por Quebrada Digital